Carnaval de Moncarapacho, o mais antigo do Algarve

015 Notícias Cartaz Carnaval

016 Notícias Carnaval Moncarapacho

Nos dias 7 e 9 de Fevereiro, Moncarapacho recebe o desfile de carnaval. Com entradas livres, no corso irão desfilar cerca de uma dezena e meia de carros alegóricos, que com mais de 500 foliões animam a vila e inúmeras pessoas que todos os anos têm contribuído para cimentar as tradições deste cortejo secular. Está prometido muita alegria e diversão.

Com mais de 100 anos, o Carnaval de Moncarapacho é o mais antigo do Algarve. Uma história que, segundo rezam as crónicas, terá começado em 1899 com estudantinas de origem espanhola, que mascaradas percorriam as ruas da aldeia, no Domingo Gordo e no dia de Entrudo. O primeiro carro ornamentado surgiu em 1913, aumentando o número nos anos seguintes. Em 1923, um ano após a travessia aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, desfilou um carro alegórico representando um avião, simbolizando o glorioso feito.

O desfile começa às 15 horas, e até às 18 horas percorrerá um circuito compreendido entre a Praça Major João Xavier de Castanheda e a Rua Prior Simas (rua do Correio). Tal como nos anos anteriores, este ano o Carnaval de Moncarapacho deverá ter uma assistência de 10 mil pessoas por dia. A organização está a cargo da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e conta com o apoio da Fesnina (Camara Municipal de Olhão).